data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Anselmo Cunha (Arquivo/Diário)
A Associação dos Municípios da Região Central (AMCentro) alterou os protocolos de prevenção à Covid-19 nesta sexta-feria. Agora, já valendo a partir desta noite, o plano regional não estabelece mais horário limite para funcionamento de bares, restaurantes, eventos sociais, de entretenimento, shows e similares.
Vigilância em Saúde emite alerta sobre surtos de doença diarreica aguda no RS
No entanto, essas atividades precisam respeitar o horário previsto no alvará de cada local onde são realizadas. A limitação de até 8 pessoas por mesa segue em vigor.
Outra alteração diz respeito aos rodeios, que passam a poder contar com até 1,2 mil pessoas, entre público espectador e competidores. As flexibilizações são adotadas por Santa Maria e já estão em vigência.
Em nota técnica, a AMCentro justifica que as regiões Covid no sistema 3 As de monitoramento do governo estadual não estão em Aviso ou Alerta. Também foi explicado que, a qualquer momento em que o Comitê Técnico Regional verificar alteração nos dados e indicadores da região, regras mais restritas podem ser adotadas. Atualmente, apenas a região de Capão da Canoa está em Aviso.
Vacinação para pessoas com 12 anos ou mais começa neste sábado
FISCALIZAÇÃO
Somente no mês de setembro, 106 bares foram vistoriados pela fiscalização integrada municipal em Santa Maria. Desses, 10 foram autuados. A maioria foi por não manter o distanciamento entre clientes ou promover aglomeração, segundo a prefeitura. Já os restaurantes tiveram 41 vistorias no mês. Cinco das 76 lancherias vistoriadas foram autuadas. A maioria por funcionar fora de horário.
Os balanços passaram a ser divulgados pela prefeitura mensalmente. Antes, os dados eram mantidos no boletim epidemiológico da pandemia. Entretanto, as atualizações estavam atrasadas. Além disso, como algumas atividades passaram a ser retomadas, a área da fiscalização não consta mais no boletim.